Por que ocorre falha de conexão com o banco de dados?

perguntou em GigaERP aplicativo por Lucas Santos
Pode ser que ocorra falha de comunicação com o banco de dados ao abrir o GigaERP

3 Respostas

0 votos
respondida por Lucas Santos
editado por sergio

Para saber se há comunicação com o banco de dados, é preciso seguir os seguintes procedimentos:

  1. Verificar se o serviço do Firebird está ativo (Executar>services.msc) ;
  2. Abrir o arquivo GigaERP.ini em C:\gigatron\GigaERP\app;
  3. Verificar nesse arquivo, na linha Database se está  Database=NomedaMaquina ou IP/3060:C:\gigatron\GigaERP\base\GIGAERP.FDB
  4. Verificar se existe o Banco de Dados (de acordo com o caminho indicado).
  5. Verificar o nome da maquina que não é aconselhável utilizar caracteres especiais e letras com acentuações. Logo se seu cliente encontra-se nessa situação deve-se mudar o nome da maquina para um nome "limpo" ex: NOTEBOOK, SERVIDOR, TERMINAL01, etc... e após renomear a maquina e reinicia-la identificar através do ini se ele também seguiu a alteração do windows na linha "Database", caso não tenha altere o nome no ini manualmente.
  6. Substituir o caminho da base no GigaERP.ini onde informa o nome da maquina para o IP da maquina.

Vale também verificar o seguinte se o caso for para quando o erro acima for na execução do GigaChef.

estando a utilizar uma versão anterior a 130 deve-se renomear o Gigachef.ini para outro nome qualquer, em seguida fazer uma cópia do GigaERP.ini e a partir da cópia renomear para Gigachef,ini. Na 131 a mesma coisa, pois somente se houve uso do instalador é que já fica acertado esse nome externo.

0 votos
respondida por sergio
editado por sergio

Se for em ambiente de rede e o problema estiver sendo apresentado apenas na estação (e, no servidor não), verificar:

a) Rede não está funcionando (verificar se estação está corretamente conectada na rede)

b) No servidor o arquivo GigaErp.ini tem que ter no caminho do banco o nome da máquina ou Ip; como por exemplo

nome-da-maquina/3060:C:\gigatron\GigaERP\base\GIGAERP.FDB

0 votos
respondida por Juliano Pereira de Moraes
editado por sergio
- DESATIVAR NO SERVIDOR O Firewall e o Antivírus e fazer um teste com a conexão da estação. Alguns problemas que deram foram causados por isso.

- Baixar o UAC para o nível baixo
...