Para saber se há comunicação com o banco de dados, é preciso seguir os seguintes procedimentos:
- Verificar se o serviço do Firebird está ativo (Executar>services.msc) ;
- Abrir o arquivo GigaERP.ini em C:\gigatron\GigaERP\app;
- Verificar nesse arquivo, na linha Database se está Database=NomedaMaquina ou IP/3060:C:\gigatron\GigaERP\base\GIGAERP.FDB
- Verificar se existe o Banco de Dados (de acordo com o caminho indicado).
- Verificar o nome da maquina que não é aconselhável utilizar caracteres especiais e letras com acentuações. Logo se seu cliente encontra-se nessa situação deve-se mudar o nome da maquina para um nome "limpo" ex: NOTEBOOK, SERVIDOR, TERMINAL01, etc... e após renomear a maquina e reinicia-la identificar através do ini se ele também seguiu a alteração do windows na linha "Database", caso não tenha altere o nome no ini manualmente.
- Substituir o caminho da base no GigaERP.ini onde informa o nome da maquina para o IP da maquina.
Vale também verificar o seguinte se o caso for para quando o erro acima for na execução do GigaChef.
estando a utilizar uma versão anterior a 130 deve-se renomear o Gigachef.ini para outro nome qualquer, em seguida fazer uma cópia do GigaERP.ini e a partir da cópia renomear para Gigachef,ini. Na 131 a mesma coisa, pois somente se houve uso do instalador é que já fica acertado esse nome externo.