Pré-requisitos.
Para uso da cobrança bancária com remessa de arquivo (atenção: há outras formas de cobrança bancária), há alguns pré-requisitos:
a) A Empresa já deve ter contratado junto ao banco esse serviço.
b) A Empresa deve cadastrar a conta de cobrança no sistema:
-- Menu Financeiro → cadastros → Contas Bancárias → Nova Conta Corrente.
→ (atenção para o campo cedente)
→ Após o cadastro inicial e ser salvo, poderá editar para acrescentar uma Carteira de cobrança.
Os dados devem ser aqueles fornecidos pelo Banco referente ao contrato de cobrança.
c) Em parametros da empresa ajustar o item:
Contratos: Carteira de Cobrança Padrão para emissão dos Boletos em novos contratos.
d) A Empresa deve depois gerar os boletos (isso é feito ao realizar uma venda, solicitando a forma de pagamento boleto, por exemplo, ou pode gerado no contas a receber).
2. Geração do Arquivo de Remessa
- Menu Financeiro → Cobrança Bancária → Boletos
- Faça a filtragem de maneira que apareçam os boletos com remessa pendente
- Marque os boletos que irão fazer parte da nova remessa
- No campo Carteira deixe informado qual a carteira que será utilizada para geração da remessa
- Clique no botão "Gerar Remessa" → ao término será informado o nome do arquivo gerado para enviar ao banco (como por exemplo: CB070725.REM).
3. Envio da Remessa ao Banco
4. Processamento pelo Banco
5. Envio do Boleto ao Cliente
6. Pagamento pelo Sacado
7. Arquivo de Retorno (CNAB)
8. Importação do Retorno pela Empresa