Como fazer a remessa do arquivo de cobrança no ControlaBem?

perguntou 7 Jul em Controlabem por sergio
Um passo a passo para realização do fluxo de cobrança, utilizando o controlabem.

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respondida 7 Jul por sergio
editado 7 Jul por sergio

Pré-requisitos.

Para uso da cobrança bancária com remessa de arquivo (atenção: há outras formas de cobrança bancária), há alguns pré-requisitos:

a) A Empresa já deve ter contratado junto ao banco esse serviço.

b) A Empresa deve cadastrar a conta de cobrança no sistema:  

-- Menu Financeiro → cadastros → Contas Bancárias → Nova Conta Corrente.

        → (atenção para o campo cedente)

        → Após o cadastro inicial e ser salvo, poderá editar para acrescentar uma Carteira de cobrança. 

             Os dados devem ser aqueles fornecidos pelo Banco referente ao contrato de cobrança.

c) Em parametros da empresa ajustar o item:

Contratos: Carteira de Cobrança Padrão para emissão dos Boletos em novos contratos.

d) A Empresa deve depois gerar os boletos (isso é feito ao realizar uma venda, solicitando a forma de pagamento boleto, por exemplo, ou pode gerado no contas a receber).


2. Geração do Arquivo de Remessa

  • Menu Financeiro → Cobrança Bancária → Boletos
  • Faça a filtragem de maneira que apareçam os boletos com remessa pendente
  • Marque os boletos que irão fazer parte da nova remessa
  • No campo Carteira deixe informado qual a carteira que será utilizada para geração da remessa
  • Clique no botão "Gerar Remessa" → ao término será informado o nome do arquivo gerado para enviar ao banco (como por exemplo: CB070725.REM).

3. Envio da Remessa ao Banco

  • O arquivo de remessa é enviado ao banco, normalmente via site do banco. O cliente faz um upload do arquivo gerado.


4. Processamento pelo Banco

  • O banco recebe o arquivo e processa as instruções:

    • Registro de boletos

    • Alterações (ex: vencimento, valor)

    • Baixas manuais ou automáticas

  • Os boletos passam a estar "válidos" para pagamento.


5. Envio do Boleto ao Cliente

  • O cliente recebe o boleto por e-mail, correio ou outro meio e realiza o pagamento em qualquer banco, fintech ou correspondente bancário.


6. Pagamento pelo Sacado

  • O cliente paga o boleto.

  • O banco liquida o título e registra o pagamento.


7. Arquivo de Retorno (CNAB)

  • O banco gera o arquivo de retorno com informações dos boletos:

    • Pagamentos realizados

    • Boletos vencidos

    • Boletos rejeitados

    • Alterações solicitadas

  • Esse arquivo é disponibilizado para download no dia seguinte útil.


8. Importação do Retorno pela Empresa

  • Menu Financeiro → Cobrança Bancária → Retornos

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