Sobre atualizações "automáticas" no sistema, temos que ver sempre se há parâmetros para isso e, mais ainda: se existe uma cascata de parâmetros que são seguidas.
Então, vamos quebrar a resposta a questão em duas:
1) Ficha Técnica.
Usar ficha técnica são poucos estabelecimentos que utilizam. A ficha técnica do produto, no caso do GigaERP, envolve apenas a constituição de um produto acabado com suas matérias-primas. Exemplo bem simples:
- Pão ► produto acabado
-- Farinha ► matéria-prima
-- Fermento ► matéria-prima
Dado uma ficha técnica qualquer, o seu produto acabado, somente terá uma atualização automática ao ser construido a ficha técnica, se os respectivos parâmetros estivem ativos em Parametros Gerais → Produtos/Serviço → Ficha Técnica.
Ao construir uma ficha técnica se os respectivos parâmetros estiverem ativos, os valores são automaticamente ajustados no produto acabado.
2) Importação do XML ou alteração manual de valores no cadastro.
Se uma matéria-prima (a Farinha, por exemplo), tiver, por exemplo, seu custo alterado, quer seja por digitação no cadastro desse produto, ou por importação do XML de uma NFe de compra ( se o Parâmetro Geral → NF Terceiros → Permite alterar o preço de venda do produto na importação XML estiver ativo), os valores dessa matéria prima serão alterados. Então isso vai se refletir no produto Pai de uma ficha técnica, onde a Farinha seja matéria-prima, DESDE QUE, os parametros mencionados no item 1 estejam ativos.
ENTRETANTO, a alteração desse custo NÃO REFLETE DIRETAMENTE no preço de venda do item PAI, EXCETO SE, no item pai, estiver sendo utilizada a aplicação do percentual da margem de lucro para cálculo do valor de venda (Checkbox existente no cadastro do produto).