Pré-requisitos
a) A franquia deve estar acessando normalmente o controlabem. Se não tem as credenciais de acesso precisa fazer isso primeiro, com as configurações básicas e cadastro de seus clientes (e, suas respectivas licenças). A jornada inicial no ControlaBem (como cadastrar licença do cliente, etc.), pode ser vista nesse outro tópico.
b) A franquia deve ter os dados da conta bancária onde pretende gerar o Boleto ou Pix de Cobrança. Para o Pix, atualmente estamos credenciados junto aos bancos: Dotbank e Cora (pix/boleto).
c) A franquia deve definir se a cobrança será via boleto ou pix.
Processo
a) Uniformizar dados de cobrança em todas as licenças existentes. Esse passo não é obrigatório, mas quando executado, ele estabelece datas únicas para cobrança das licenças já cadastradas. Define:
- Dias de carência para os clientes após o vencimento → quantidade de dias, além do vencimento, que se o título não for pago, ainda não será considerado inadimplente.
- Dia de fechamento dos Cientes (dia do processamento gerando a cobrança) - dia em que um processo é ativado automaticamente as 22:30, para realizar o levantamento de todas as licenças e criar a correspondente cobrança (boleto ou pix).
- Dia de vencimento. Deve ser o dia de vencimento que sairá no título de cobrança na data de vencimento.

Na opção mostrada acima, aparecerá uma página que deve rolar até o final para encontrar os campos que foram mencionados:

OBS: Atenção, na página cujo printscreen está acima, além desse botão "Atualizar Contratos", logo abaixo tem um botão "Salvar". É necessário primeiro clicar em "Salvar", depois entrar novamente na página e clicar em "Atualizar Contratos", para que o processo será disparado corretamente.
b) Acertar os dados de cobrança na Licença. Esse item é obrigatório quando houver o cadastro de uma nova licença. Os dados existentes na licença é quem determina como será feito a cobrança. Assim, quando ocorrer uma venda de um produto, ao cadastrar a licença do mesmo, a franquia deve deixar esses dados atualizados.

c) Deve ser confirmado os parametros gerais dependendo do tipo de cobrança (via Boleto ou Pix)
- Contratos: Carteira de Cobrança Padrão para emissão dos Boletos em novos contratos.
- Contratos: Carteira de Cobrança Padrão para emissão de PIX em novos contratos.
d) Envio de títulos
- Se for ser utilizado boletos, então a franquia tem que gerar a remessa de cobrança bancária e depois processar o retorno da remessa.
- Se utilizado o Pix, será enviado por email o qr-code correspondente para o pagamento do cliente.
e) Configuração da Cobrança Smart
Através desse recurso se parametriza o processo de comunicação relativa a cobrança do cliente. Permite haver até cinco comunicados.
Cada comunicado pode ser parametrizado se ocorre antes ou depois do vencimento, com a respectiva quantidade de dias.
Por exemplo: a franquia deseja que seus clientes recebam um comunidado via email, com antecedência de 3 dias do vencimento de um título, alertando sobre o vencimento. Depois, deseja que um segundo email seja enviado na véspera e um terceiro no dia do vencimento. E, pode também desejar que cinco dias depois de vencido e não pago, a mensagem informe que se não realizar o pagamento o produto será bloqueado.