Primeira Situação.
Nesse caso, bastou consultar a venda pelo ibexpert e alterar o flag dela para 1 (como finalizada).
A venda já tinha nota autorizada, mas não se sabe porque a venda não foi marcada como finalizada.
Feito isso a carga foi realizada sem problema.
Segunda Situação.
Fev. 2025 ocorreu o mesmo problema, entretanto, a circunstância que gerou foi bem mais complexa, conforme segue:
O problema aqui foi que, provavelmente esse cliente trocou o CNPJ no mês 08/2023, por isso tem esses registros duplicados. Trocou o CNPJ e votou a numeração.
Mas problema não é nem esse, o problema é que esse XML não existe na pasta do docfix. é um XML de 30/05/2019 e no docfix tem apenas de 03/2020.
Possível soluções:
a) baixar o XML e fazer a importação pelo importador de xml do docfix , mas se for muitos vai ser bem demorado.
b) Ver com o escritórios do cliente se eles tem os XMLs do mês 05/2019 até 03/2020 que eram referente o CNPJ 21941650000101.