Foram tentadas várias alternativas sem sucesso no cliente. Incluindo a reinstalação do certificado, depois de checado se não havia problemas com ele.
Nada funcionou.
Depois pegamos o certificado e instalamos em nossa máquina. Funcionou, conforme pode ser visto abaixo:

Ou seja, constatamos que tanto o certificado, quanto o GigaERP estavam corretos.
Sobrou então o ambiente operacional do cliente. Atualizamos o Windows, tiramos antivirus, firewall, etc. do ar.
No cliente continuou sem funcionar. Foram excluídos o cretaguarda, tudo que estava na pasta local e também continuou sem funcionar.
Então encontramos o artigo abaixo, mencionando que pode haver problemas de compatibilidade entre win10 e alguns certificados.
Resposta a Microsoft referente a várias pessoas estarem com problemas iguais ao relatado aqui.
Sugerimos para a franquia três alternativas:
1) Usar outra máquina (visto que funcionou nas nossas instalaçoes)
2) Formatar o computador do cliente
3) Colocar uma pessoa de infra para fazer o que a Microsoft indica no texto acima.
=> até o momento não tivemos um retorno sobre qual foi a ação escolhida pela franquia para a solução.