NFC-E - Erro: 12157 - Erro relacionado ao Canal Seguro

perguntou 24 Fev, 2022 em GigaERP aplicativo por sergio
reclassificado 21 Mar, 2023 por sergio

Cliente tenta emitir a NFCe e ocorre a rejeição 12157

1 Resposta

0 votos
respondida 24 Fev, 2022 por sergio
editado 21 Mar, 2023 por sergio

Os procedimentos indicados para resolução podem ser vistos clicando aqui.

Há também uma outra configuração sugerida nesse link e, também, esse outro.

Se o cliente estiver usando certificado A3, conforme foi o caso do atendimento que gerou esse registro, procure verificar se está ok, incluindo instabilidades de comunicação, conexão usb, etc. 

(caso o link acima esteja indisponível, segue abaixo o passo a passo)



Se os procedimentos acima não derem certo e o sistema do cliente for WIN7, faça os procedimentos abaixo.


Erro acesso aos canais seguros - 12157

Esse erro geralmente ocorre quando o certificado digital não é encontrado ou não é validado.

Causas mais comuns:

- certificado mal inserido (A3)

- certificado vencido 

- falta da cadeia de certificados no computador

- erro na configuração dos protocolos de comunicação 

Possíveis Soluções:

- desconecte e conecte seu certificado no caso do a3, reinicie a máquina e tente novamente

- verifique a validade do seu certificado 

- instale a cadeia de certificados da certificadora

- acesse as Opções da Internet do Internet Explorer:

  Vá até a aba “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:

      -   Marque a opção: Usar SSL 2.0;

      -   Desmarque a opção: Usar SSL 3.0;

      -   Verifique se a opção “Usar TLS 1.0” está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;

      -   Certifique-se de que as opções de TLS 1.1 e 1.2 estejam desmarcadas;

      -   Aplique as configurações e reinicie a aplicação.

Caso o problema persista desabilite o proxy, o firewall

...