Os procedimentos indicados para resolução podem ser vistos clicando aqui.
Há também uma outra configuração sugerida nesse link e, também, esse outro.
Se o cliente estiver usando certificado A3, conforme foi o caso do atendimento que gerou esse registro, procure verificar se está ok, incluindo instabilidades de comunicação, conexão usb, etc.
(caso o link acima esteja indisponível, segue abaixo o passo a passo)



Se os procedimentos acima não derem certo e o sistema do cliente for WIN7, faça os procedimentos abaixo.


Erro acesso aos canais seguros - 12157
Esse erro geralmente ocorre quando o certificado digital não é encontrado ou não é validado.
Causas mais comuns:
- certificado mal inserido (A3)
- certificado vencido
- falta da cadeia de certificados no computador
- erro na configuração dos protocolos de comunicação
Possíveis Soluções:
- desconecte e conecte seu certificado no caso do a3, reinicie a máquina e tente novamente
- verifique a validade do seu certificado
- instale a cadeia de certificados da certificadora
- acesse as Opções da Internet do Internet Explorer:
Vá até a aba “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:
- Marque a opção: Usar SSL 2.0;
- Desmarque a opção: Usar SSL 3.0;
- Verifique se a opção “Usar TLS 1.0” está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;
- Certifique-se de que as opções de TLS 1.1 e 1.2 estejam desmarcadas;
- Aplique as configurações e reinicie a aplicação.
Caso o problema persista desabilite o proxy, o firewall