Erro Certificado Digital: Provedor de criptografia não encontrado. Verifique a configuração do certificado.

perguntou em GigaERP aplicativo por sergio
editado por sergio

A mensagem ocorreu em uma instalação com certificado A3, no momento do envio de uma NFe.

Mas a mensagem pode ocorrer também com o certificado A1.

1 Resposta

0 votos
respondida por sergio
editado por sergio

NO CASO DE CERTIFICADO TIPO A1

Isso ocorre quando o certificado não foi instalado com a opção "Marcar esta chave como exportável" marcada.
Para corrigir basta remover o certificado do Internet Explorer e instalar marcando a opção de chave exportável.


NO CASO DO CERTIFICADO DO TIPO A3:

- Trocar o certificado de porta USB

- Confirmar configuração do DocFix

- Verificar versão do GigaERP e do DocFix

- Reiniciar a máquina

- Verificar se o certificado está acessível pelo windows e checar a validade.

Em um dos atendimentos, todos itens acima estavam Ok.

Então, verificou-se nas opções de atualizações opcionais e, tinha uma atualização do driver da leitora pendente, e nas opções de internet>avançadas foi desmarcado a opção de verificar certificados revogados; em seguida, foi reiniciado a máquina.

O Certificado passou a funcionar.

...