Erro Certificado Digital: Provedor de criptografia não encontrado. Verifique a configuração do certificado.

perguntou 19 Jul, 2022 em GigaERP aplicativo por sergio
editado 27 Dez, 2022 por sergio

A mensagem ocorreu em uma instalação com certificado A3, no momento do envio de uma NFe.

Mas a mensagem pode ocorrer também com o certificado A1.

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respondida 19 Jul, 2022 por sergio
editado 3 Dez por sergio

NO CASO DE CERTIFICADO TIPO A1

Isso ocorre quando o certificado não foi instalado com a opção "Marcar esta chave como exportável" marcada.
Para corrigir basta remover o certificado do Internet Explorer e instalar marcando a opção de chave exportável.


NO CASO DO CERTIFICADO DO TIPO A3:

- Trocar o certificado de porta USB

- Confirmar configuração do DocFix

- Verificar versão do GigaERP e do DocFix

- Reiniciar a máquina

- Verificar se o certificado está acessível pelo windows e checar a validade.

Em um dos atendimentos, todos itens acima estavam Ok.

Então, verificou-se nas opções de atualizações opcionais e, tinha uma atualização do driver da leitora pendente, e nas opções de internet>avançadas foi desmarcado a opção de verificar certificados revogados; em seguida, foi reiniciado a máquina.

O Certificado passou a funcionar.


Outra variação do mesmo erro, só que dessa vez erro: 80090014, seguem as sugestões:

Ocorre porque o sistema operacional não consegue acessar o provedor de criptografia do certificado digital, o que impede seu uso em funções como envio de notas fiscais ou assinatura digital. 

Para resolver, tente:

  • Desinstalar atualizações recentes do Windows (como a KB5066791 no Win 10 ou KB5066835 no Win 11)
  • Verificar a instalação do driver do certificado A3, limpar dados de navegação, desativar a "Integridade de memória" do Windows ou reinstalar o certificado digital. 
  • Verifique o status do certificado e drivers: Certifique-se de que o driver do token (para A3) está instalado corretamente. 
  • Tente também plugar o token em outra porta USB.
  • Desative a "Integridade de memória": No Windows, vá em "Segurança do Windows" > "Segurança do dispositivo" e desative a "Integridade de memória" e reinicie o computador

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