NO CASO DE CERTIFICADO TIPO A1
Isso ocorre quando o certificado não foi instalado com a opção "Marcar esta chave como exportável" marcada.
Para corrigir basta remover o certificado do Internet Explorer e instalar marcando a opção de chave exportável.
NO CASO DO CERTIFICADO DO TIPO A3:
- Trocar o certificado de porta USB
- Confirmar configuração do DocFix
- Verificar versão do GigaERP e do DocFix
- Reiniciar a máquina
- Verificar se o certificado está acessível pelo windows e checar a validade.
Em um dos atendimentos, todos itens acima estavam Ok.
Então, verificou-se nas opções de atualizações opcionais e, tinha uma atualização do driver da leitora pendente, e nas opções de internet>avançadas foi desmarcado a opção de verificar certificados revogados; em seguida, foi reiniciado a máquina.
O Certificado passou a funcionar.
Outra variação do mesmo erro, só que dessa vez erro: 80090014, seguem as sugestões:
Ocorre porque o sistema operacional não consegue acessar o provedor de criptografia do certificado digital, o que impede seu uso em funções como envio de notas fiscais ou assinatura digital.
Para resolver, tente:
- Desinstalar atualizações recentes do Windows (como a KB5066791 no Win 10 ou KB5066835 no Win 11)
- Verificar a instalação do driver do certificado A3, limpar dados de navegação, desativar a "Integridade de memória" do Windows ou reinstalar o certificado digital.
- Verifique o status do certificado e drivers: Certifique-se de que o driver do token (para A3) está instalado corretamente.
- Tente também plugar o token em outra porta USB.
- Desative a "Integridade de memória": No Windows, vá em "Segurança do Windows" > "Segurança do dispositivo" e desative a "Integridade de memória" e reinicie o computador